terça-feira, 23 de agosto de 2011

Não morda a maçã.

         Meu ipod era do tipo hackeado, ou seja, um dia colocaram um programa que me permitia usar vários aplicativos que eu conseguia baixar de graça. Uma forma de burlar o sistema da Apple. Era muito bom. Eu baixava jogos e outras coisas legais, até úteis, sem pagar nada por isso. Eram tantas vantagens que eu nem ligava para a limitação que o programa me trazia: eu não podia de maneira alguma desligar o ipod.
         O tempo vai passando e o que aconteceu? Um dia deu erro e ele desligou. O ipod não iria voltar a funcionar. Quando fui tentar ligar, aparecia uma mensagem que dizia: ''Deseja colocar ipod em modo de restauração?'' Mas era só isso. Ele não abria nada, só essa mensagem. É claro que eu queria restaurar o ipod! Queria que ele voltasse a funcionar como antes! Mas essa mensagem era acompanhada de uma advertência: ''Ao restaurar, o ipod voltará a configuração original e perderá todos os dados.''
         E agora? Eu não quero perder, mas eu preciso restaurar! Procurei milhares de formas possíveis para conseguir reiniciar sem perder minhas coisas. Passei a madrugada inteira (e acredite em mim, parei quando meu despertador tocou!) tentando consertar com todos os programas que achei na internet como indicados para essa tarefa. Nenhum deu certo. Fiquei frustrada demais.
          A única escolha que eu tinha era apertar aquele botão ''restaurar'' e acabei me contentando com a perda. Enquanto o programa original era instalado novamente, começei a pensar no meu ipod. Eu tinha passado tanto tempo pensando nos joguinhos do ipod hackeado que nem lembrava das coisas ruins: eu tinha pouquíssima memória, nem tinha espaço para as minhas músicas! Falando em música, o tempo passou e minhas músicas eram as mesmas, mas eu estava tão entretida que nem trocava mas também não aguentava mais tanta repetição. Era um vício tão grande que eu nem podia me desligar, ou desligar o ipod, daquela realidade.
          A verdade é que me ipod realmente tinha perdido a sua configuração original para ser um depósito de tranqueiras minhas que nem eu mesma suportava.
         Como nossa vida cristã pode ser tão parecida com esse ipod, não? Fomos criados por Deus com uma configuração original, um propósito. Mas no meio do caminho, às vezes, parece que a gente vai perdendo isso. Uma mentira aqui, pornografia acolá. Não faz mal a ninguém, faz? É o aplicativo ''de graça'', fácil de conseguir, prazeroso que só. Quando a gente se dá conta, estamos em um ciclo vicioso, não dá pra ''desligar'' agora.
         Tenta consertar, pode tentar, eu já tentei milhares de vezes com milhares de programas também, mas não deu certo, lembra? Pelas nossas forças não dá. Não dá mesmo. Só tem um jeito, só tem um caminho, essa é a verdade. E Restaurar, Ele é especialista nisso.
         Um clique nesse botão e em alguns minutos nada do que eu fiz, baixei e arquivei existe mais. Com Jesus, e estar perto dele, temos esses efeitos também: cada pecado, cada falha, erro, cada vez que saí do caminho, são apagados. Tudo é restaurado. O ipod se torna novo com sua total capacidade, eu também.
Perdi minhas músicas? Sim. Perdi minhas fotos? Sim. Me perdi? Sim. Mas me achei de novo, em uma nova versão muito melhor.

''...e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á...'' Mt 10:39 (b)

Por Bia Yamada

Um comentário: