quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Independência ou Morte

                O dia era 7 de Setembro. O ano, 1822. As beiras de um riacho chamado Ipiranga, D. Pedro levanta sua espada e grita: ''Independência ou morte!''. Existem versões que dizem que a história não foi bem assim e que aquele quadro de Pedro Américo, ilustrando esse momento histórico, está bem equivocado. Mas isso não importa agora. O que importa é que hoje é feriado e comemoramos o dia da independência do Brasil.

            Comemoramos a independência porque, de maneira geral, achamos que ela faz bem e só traz benefícios. Nós temos essa tendência a querer independêndia. Seja nos primeiros anos de vida, logo que começamos a andar (já viu criança que aprende a andar e não quer mais segurar na mão dos adultos?), seja logo que entramos na vida adulta e tiramos carteira para não dependermos mais de ninguém.

            O problema é quando a gente passa a querer essa independência em tudo nas nossas vidas e isso inclui Deus. Talvez você pense: ''mas que papo mais estranho! Eu nunca gritei pra Deus as beiras de riacho algum que eu queria ser independente!''. Mas a Bíblia conta a história de Adão e Eva, tenho certeza que você já ouviu falar deles, e eles praticamente gritaram essa frase. Como isso te afeta hoje? Bom, desde esse episódio todo mundo começou a nascer independente de Deus, todo mundo começou a nascer e deixar Deus de lado. Começamos a gritar independência mas de uma forma sutil falando: ''Deus, até acredito que você existe, mas fica aí na sua que da minha vida cuido eu.'' Ou de formas mais encobertas ainda como: ''Deus, eu confio em você mas......essa área da minha vida, bom.....não quero mudar isso agora então vou continuar fazendo do meu jeito, você pode cuidar do resto.''. É um grito de independência calado, escondido, mas é independência.

            Eu tenho uma notícia pra te dar, e talvez você não goste dela, mas gostaria que você continuasse lendo até o final. Talvez você ache radical demais, talvez você ache que eu fiquei doida. Mas a verdade é que, quando se trata de Deus, Independência É morte. A Bíblia diz que TODOS nós pecamos e estamos separados de Deus (Rm 6:23). Esse pecado nada mais é do que uma vida independente de Deus. Uma pessoa que se recusa a viver de acordo com os padrões que Deus nos deu (tanto pela sua Palavra – que é a Bíblia – quanto pelo exemplo vivo de Jesus) é uma pessoa independente Dele.

            Temos essa tendência a independência, somos independentes, estamos afastados de Deus e  descobrimos que Independência é morte. E agora? Bom, sempre que temos a notícia ruim, normalmente depois, temos a boa. É aqui que ela entra. A boa notícia é que Jesus veio para nos conectar novamente a Deus, ele veio pra ser uma ''carta de reconciliação'' que anula essa independência e nos faz poder viver a vida plena que Deus planejou para nós. Deus nos amou mesmo quando ainda éramos independentes e não queriamos nada com Ele (Rm 5:8) e deu seu filho pra que esse ''contrato de morte'', fruto da independência, fosse desfeito.

            Independência É morte. Resta saber se você quer permanecer comemorando a independência nos próximos dias da sua vida, ou vai descobrir a beleza que é a vida que Deus te oferece hoje.

Por Beatriz Yamada

Um comentário: